Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação
Ciência e Tecnologia

Ministro informado sobre projecto ANGOSAT-1

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, nas vestes de Coordenador Geral do Programa Espacial Nacional, deslocou-se no último dia 10 para República da Rússia.

A comitiva angolana composta por altos funcionários do Ministério e o embaixador de Angola na Rússia foi recebida em audiência pelo Vice-Primeiro Ministro russo e responsável pelo acompanhamento dos assuntos da área Espacial e Defesa, Dmitry Rogozin, e seus colaboradores directos dos serviços gerais: nomeadamente da Agência Espacial Russa (Roscosmos), da empresa ENERGIA, Rosoboronexport e altos funcionários do Governo russo.

As partes discutiram vários assuntos na área espacial, com destaque a avaliação de implementação do projecto ANGOSAT-1, e no final dos trabalhos José Carvalho da Rocha, agradeceu o apoio do governo russo pelo empenho e dedicação para que nada falha até o dia da sua conclusão.

O ministro referiu ainda que as duas partes vão continuar a trabalhar juntos para que o projecto ANGOSAT termina no tempo estipulado. Dmitry Rogozin, reiterou o apoio na implementação do projecto ANGOSAT-1, e a conclusão do mesmo dentro dos prazos estabelecidos entre as partes.

Esta forte aposta no espaço para que as comunicações cheguem a todo o País começou com 10 anos de negociações entre Angola e a Rússia, seguindo-se a construção, em 2013. O satélite vai ter um centro primário de controlo de emissão em Luanda, na comuna da Funda, Cacuaco, e outro secundário na Rússia, em Korolev. Este é um dos sete projectos do Programa Espacial nacional.