Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação
Ciência e Tecnologia

Expansão dos serviços de telecomunicações constitui desafio do sector

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José da Rocha, disse na última sexta-feira, 18, em Luanda, que a regulação, abertura do mercado e expansão dos serviços constituem importantes desafios do sector.

Falando na abertura do VI conselho consultivo alargado do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, o responsável sublinhou que a implementação da governação electrónica central e local do Estado aos órgãos da administração representa outro desafio para aproximar a administração pública e os cidadãos de forma rápida, eficaz, segura e transparente.

Durante o seu discurso, o ministro acrescentou que as organizações levam conta a acção transversal das tecnologias de informação e comunicação, de formas a facilitar o desenvolvimento destas em diferentes sectores vitais para o desenvolvimento e a evolução dos serviços baseada na internet.

O governante informou estarem criadas infra-estruturas necessárias para a prestação de serviços, tal como o projecto Angosat-1 e os cabos submarinos SACS e Monet.

Salientou a necessidade de se avaliar a realidade actual do sector, o seu conhecimento e os desafios que se tem ao nível das redes e dos serviços, seguindo o caminho da inovação de modo a se encontrar soluções para a contínua prestação dos serviços com qualidade e a preço acessível.

Apelou a sociedade e, em particular a juventude, a abraçar as boas práticas de utilização das redes sociais, à busca de conhecimento e a promoção da paz e da unidade nacional.