Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação
Ciência e Tecnologia

Secretário de Estado destaca importância do CANSAT Angolano

 

O Secretario de Estado das Telecomunicações, Mário Augusto da Silva Oliveira, realçou que com o CANSAT Angolano será possível vivenciar aspectos da versão espacial real como seleccionar a missão, projectar, integrar os componentes, programar computador de bordo, testar e analisar os dados de termometria.

Ao Intervir no acto central de encerramento da Semana Mundial do Espaço, realizada nesta quarta-feira, 10, em Luanda, explicou que, os desafios dos alunos é encaixar todos os principais subsistemas
encontrados em um satélite como energia, sensores e um sistema de comunicação neste volume mínimo.

O CANSAT Angolano - um satélite em miniatura que possibilita educar e ter uma experiência real em matéria de construção de satélites foi desenvolvido com a colaboração de 30 universidades nacionais e
internacionais.

A intervenção do Secretário de Estado serviu para apresentar o Programa de Educação Espacial, que tem como objectivo promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, numa promoção do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias por intermédio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

 Mário Augusto da Silva Oliveira, entregou ao secretário de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, o satélite em miniatura, denominado CANSAT Angolano. O acto ocorreu durante a cerimónia de encerramento da Semana Mundial do Espaço.

O acto, foi  presenciada por diversas organizações e especialistas, serviu ainda para apresentar o Programa de Educação Espacial, que tem como objectivo promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, numa promoção do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias, por intermédio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

As actividades decorreram no âmbito da Semana Mundial do Espaço - uma celebração internacional da contribuição da ciência espacial e tecnologia para a melhoria da condição humana, que, este ano, teve
como tema “O Espaço une o Mundo”.

Em regra, a Semana Mundial do Espaço está aberta para todos que desejam organizar um evento relacionado ao espaço - não importa a dimensão. Em 2017, a comemoração incluiu 3.700 eventos em 80 países.