Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social
Ciência e Tecnologia

Governo moderniza serviços de meteorologia


A afirmação é do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, nesta quarta-feira, 28, na abertura do vigésimo terceiro Fórum regional de previsão climática sazonal para a África Austral, que decorre em Luanda até ao dia 30 de Agosto .



O ministro entende que este fórum serve como uma oportunidade para “estabelecermos  uma base integrada de Informações meteorológicas para toda a região e o mundo”.



O evento acontece numa altura em que o país  vive um momento  de seca e torna-se necessário  realizar estudos que permitam compreender os fenómenos e os decisores possam tomar medidas certas no membro certo, frisou José Carvalho da Rocha.



 A informação do clima e do tempo a ser produzida pelos especialistas da região precisa de chegar às mulheres das zonas rurais para elas possam desenvolver a sua actividade agrícola, defendeu o representante da União Africana, Jolly Wasambo.



O Fórum regional de previsão climática sazonal para a África austral, que se realiza pela primeira vez em Angola, decorre sob p signo do entendimento do sistema terrestre para construir resiliência contra eventos climáticos extremos recorrentes na região da SADC e visa a apresentação, discussão e divulgação da previsão da época chuvosa 2019/2020.